Programas de afiliados: Guia absolutamente completo. (Para iniciantes) | O Empreendedor Digital

Programas de afiliados: Guia absolutamente completo. (Para iniciantes)

A internet é um ambiente cheio de oportunidades para os empreendedores, é um espaço muito amplo com incontáveis tipos de negócios online. Mesmo assim, hoje em dia, ainda existe um preconceito em relação a trabalhar com um empreendimento digital como um programa de afiliados por exemplo.

Um dos motivos disso ocorrer é devido a uma grande massa de novos empreendedores que por falta de prepara, conhecimento e pesquisa espalham pela internet aqueles anúncios de métodos milagrosos que supostamente deixarão aqueles que o adquirirem ricos da noite para o dia quase sem esforço algum. Fazendo somente com que a desconfiança das pessoas cresça e afastando possíveis clientes.

Nesse artigo vou explicar tudo sobre programas de afiliados e como é possível, com trabalho duro, alcançar o sucesso nesse modelo de empreendimento digital e o dinheiro que virá normalmente.

Visão de um empreendedor digital


Visão empreendedora


"O rumo que nosso empreendimento toma é baseado na forma que vemos ele e a forma que vemos ele é baseada nos nossos objetivos."

O que isso significa? É simples, significa que em primeiro lugar você deve estabelecer um objetivo para seu empreendimento. Obviamente ao escolher um programa de afiliados você quer vender e ganhar dinheiro.

Mas qual rumo temos que tomar para alcançar esse objetivo? Qual a maneira correta de vender online? Seria difícil dar uma resposta completa para essa pergunta, porém, no decorrer desse artigo pretendo clarear um pouco as ideias dos novos empreendedores.

Continue lendo e entenda:

  • O que é um programa de afiliados?
  • Exemplos desses programas.
  • Investimentos necessários.
  • Como ganhar dinheiro nesse meio?


O que é um programa de afiliados?

Programa de afiliados


Vamos supor que você encontrou uma loja de roupas que está vendendo aquelas camisetas de Game of thrones que você tanto queria comprar e o melhor, estão com um preço ótimo. Aí você vai lá e compra uma camiseta.

Logo ao chegar em casa você liga para um amigo que também adora Game of thrones e conta da novidade pra ele e recomenda a loja onde você comprou sua camiseta. Seu amigo vai correndo e compra também.

É bem comum isso acontecer, não é? Pelo menos no meu dia-a-dia eu vejo muito disso acontecer, ainda mais o exemplo do amigo número 2 que comprou sua camiseta por indicação do amigo número 1.

Bom, mas o que essa historinha tem a ver com programas de afiliados? Tem muito a ver! Vou explicar.

Em um programa de afiliados, como o nome já sugere, você escolherá produtos dentro de uma plataforma (vou explicar isso mais a frente) e se afiliará a eles. Normalmente são produtos digitais como E-books, programas de emagrecimento, softwares específicos. A partir disso você terá o trabalho de divulgar e recomendar esse produto a outras pessoas. Assim como um amigo fez para o outro. Porém, quando alguém compra um desses produtos através de uma recomendação sua você recebe uma comissão. Esse é o lance.

Exemplos de programas de afiliados

No Brasil esse é um segmento que tem crescido bastante, tem se tornado uma das principais formas de marketing digital e existem muitas plataformas que trabalham com esse sistema de afiliados e são empresas grandes que você provavelmente já ouviu falar e até já deve ter usado um dos seus serviços. 

Vou apresentar quatro delas.

  1. Hotmart;
  2. Submarino;
  3. Uol Afiliados;
  4. Mercado Livre;

Essas quatro já são o suficiente para exemplos. Como você pode perceber, são empresas que a maioria das pessoas já conhece ou pelo menos ouviu falar. O que transmite mais confiança para o público que está começando nessa área e busca por informações. Nesse artigo vou me ater apenas no Hotmart, por causa da facilidade de iniciar um empreendimento nessa plataforma e tem demonstrado ser muito promissor financeiramente.

Como se ganha dinheiro no Hotmart?

O Hotmart é uma empresa que tem crescido bastante nos últimos anos. Está no mercado desde 2011 e de lá pra cá deu um boa desenvolvida na qualidade da plataforma. No Hotmart são comercializados exclusivamente produtos digitais tais como: E-books, cursos online, treinamentos fitness entre muitos outros. Alguns dos cursos são sobre como ter sucesso na própria plataforma do Hotmart.

Basicamente existem duas maneiras de se ganhar dinheiro no Hotmart. Uma delas é como produtor de conteúdo digital e outra como divulgador (afiliado) dos produtos disponíveis. Para ambas maneiras o acesso ao Hotmart é feito através de uma conta gratuita. A empresa tira o lucro dela em comissões sobre o valor das vendas que ocorrem.

Empreendendo como Produtor de conteúdo.

Lâmpada da ideia


Essa modalidade é indicada para aqueles que tem um certo domínio sobre um assunto como emagrecimento, por exemplo, pois você mesmo terá de criar um infoproduto de qualidade. O Hotmart disponibiliza várias ferramentas no site deles para auxiliar nesse processo. Você também terá que providenciar todo o material de auxílio para divulgação do seu produto para que seus futuros afiliados tenham sucesso.

Após a criação do produto você disponibiliza ele para venda na loja virtual do Hotmart. E define o valor do produto e da comissão que aqueles que se afiliarem ao seu produto vão receber ao completar um venda.

Então um produtor tem a possibilidade de ganhar dinheiro das seguintes  formas:
  1. Os valores que ele recebe com as vendas por ele realizadas.
  2. Valor das vendas de seus afiliados, descontado a comissão.

Dá pra ver que esse método é bem trabalhoso, mas se você tem um bom conteúdo pode te render ganhos muito altos.

Empreendendo como afiliado. 

Essa é a maneira mais simples de começar seu empreendimento, basta você criar uma conta gratuita e já tem acesso a diversos produtos para se afiliar. Nesse outro post tem dicas de como escolher seus infoprodutos incluindo os pontos que você deve levar em conta antes de se afiliar.

Após isso o seu trabalho será divulgar esse produto e recomendá-lo para possíveis clientes. Mais para frente vou falar sobre a infraestrutura ideal para começar a realizar suas vendas.

Como afiliado você recebe comissões pelas vendas que você fez, essas comissões variam de acordo com o que o criador do produto estabelece.

Um afiliado tem a possibilidade de ganhar dinheiro da seguinte forma:
  1. Comissões pelas vendas realizadas através de sua indicação.


Nada impede que você seja ambos, produtor e afiliado. 


Investimentos necessários. 

Mesmo a criação de uma conta no Hotmart sendo gratuita é necessário fazer algum investimento, seja de tempo, conhecimento ou estudo, para que você tenha sucesso na criação, divulgação e vendas de seus produtos.

Continue lendo e veja:

  1. Porque investir em conhecimento?
  2. Quanto tempo leva até vender alguma coisa?
  3. A importância de um blog no seu negócio.

Conhecimento

Knowledge = Conhecimento


Se você ainda está iniciando no mundo de empreendimentos digitais vai precisar correr atrás de conhecimento. Pode parecer simples ganhar dinheiro no Hotmart, e na verdade é mesmo, mas, simples não significa fácil. É preciso buscar conhecimento sempre. 

Esse conhecimento existe aos montes na internet, você encontra artigos em blogs especializados no assunto como o Empreendedor Digital, vídeos no YouTube com ótimas explicações, E-books grátis e pagos. Há vários produtos no Hotmart mesmo que podem ajudar o duro inicio de um empreendedor.

Mas pensa bem, todo o investimento em conhecimento que você fizer vai se transformar em lucro mais adiante. O ideal é analisar sua condição e investir na forma mais confortável para você. Neste artigo você encontra uma dica ótima de curso, que além de ser eficaz é motivador.

Tempo

Esse é um recurso valiosíssimo, com o que foi dito ali em cima você já pode ter uma ideia. Empreendedores sérios entendem que é necessário criar uma infraestrutura antes de tudo, para depois colher os frutos do seu trabalho. 

"Tempo é seu principal recurso."

Realmente demora um pouco para se realizar a primeira venda, pois falta algo muito importante que é o público que confia em você. Na internet a melhor forma de se vender alguma coisa é primeiramente adquirir a confiança de seu público. E como você pode fazer isso? Veja abaixo!

A importância de um blog/site para seu negócio

Como levar seu produto até as pessoas certas? Essa é uma boa pergunta e a resposta pode fazer toda a diferença para seu negócio. Preste atenção que eu grifei a palavra certas, pois essa palavrinha é o "x" da questão.

Não é eficaz apenas sair distribuindo seus links de afiliado por todo canto da internet, você tem que levar eles até as pessoas que possivelmente vão se interessar pelo produto que você está anunciando.

Uma boa maneira de se fazer isso é através de um blog ou site de nicho. Claro, o nicho deve ser relacionado aos produtos que você divulga. Aqui é mais um ponto que requer seu tempo e atenção.

O blog/site vai servir para construir uma imagem de confiança para você e melhorar seu relacionamento com o público. Lembra da historinha lá em cima sobre os amigos e as camisetas de Game of Thrones? A confiança que o amigo n°2 tinha no amigo n°1 com certeza foi um dos fatores decisivos para ele realizar a compra.

Não é tão complicado criar um blog hoje em dia. Diversos sites oferecem o serviço basicamente pronto para uso. Se você acha que não tem conhecimento técnico suficiente pode optar por criar um blog no Blogger, da Google. Já se você quer se arriscar um pouquinho mais pode partir para o WordPress. Ambas vão servir para você que está começando. E futuramente você aperfeiçoa seu blog a medida que vai aprendendo.

Estrutura básica para trabalhar com um programa de afiliados

Se você quer trabalhar seriamente com um programa de afiliados será necessário uma infraestrutura para iniciar seus projetos. Se você não faz ideia de como é uma compartilho com você uma estrutura básica do que você vai precisar. Lembre-se, é apenas um esboço fique a vontade para modificar e melhorar.



Primeira coisa a se fazer depois de pesquisar bastante as plataformas e os programas de afiliados é a inscrição. No Hotmart você precisará de uma conta  no Bcash (clique aqui para criar uma conta) e PayPal (clique aqui para criar uma conta) para receber suas comissões. Feito isso é hora de escolher os produto para se afiliar. Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher um produto corretamente leia esse artigo e encontre ótimas dicas.

Perceba que boa parte do conteúdo está na área de divulgação. Ali está o maior trabalho e de onde virá o sucesso. Dediquei mais detalhes ao item da criação de um blog de nicho pois acho que é o que vai trazer um melhor resultado a longo prazo, e também é eficaz na construção da confiança com seu público.

Veja que a ordem que os itens aparecem são estratégicas, estão colocadas como passos a serem seguidos, para só depois passar para o próximo. O conteúdo relevante vai levar até a confiança de seu público, então trazer mais tráfego para seu blog, aí você verá os resultados crescerem com os links em seus artigos sendo acessados.

Vídeo Marketing

Essa estratégia consiste em criar vídeos explicando os benefícios do seu produto. Nesses vídeos além de explicar você pode fazer uma resenha ou avaliação, dar dicas de como tirar maior proveito dele. Mas o que vai ser mais importante é que sua credibilidade vai aumentar. Lembra daquela confiança que você precisa conquistar? Esses vídeos vão ajudar nisso. Talvez futuramente eu faça um artigo sobre Vídeo Marketing.

Yahoo respostas

Você vai encontrar um muitos artigos pela internet a recomendação de divulgar seus links afiliados no Yahoo respostas. Basicamente você tem que encontrar uma pergunta que tenha a ver com os seus produtos, depois é só responder e na sua resposta incluir o link para o produto.

Vou explicar porque acho que essa estratégia não é tão boa assim. 

Durante esse artigo eu tentei deixar bem claro a importância do profissionalismo e de se conquistar a confiança de seu público. Algo que você não vai conseguir fazer respondendo perguntas no Yahoo. Isso é um estratégia muito simples e fácil, já tem milhares de pessoas que não querem se esforçar usando ela e saturando a internet com respostas cheias de links de afiliados.

Seja diferente. Se destaque. Procure fazer coisas que ainda não foram feitas. Inove!

Redes Sociais

Redes sociais são uma ótima fonte de público para seus conteúdos, mas muitos cometem o erro de abusarem dessa ferramenta. Existe a maneira correta de indicar seus produtos nas redes sociais. É importante que todas suas indicações esteja dentro de um contexto para que as pessoas não se assustem e fujam de você, como se você fosse aquele vendedor chato.

Nas redes sociais:

Evite:
  • Espalhar seus links soltos em vários grupos e páginas.
  • Compartilhar links fora de contexto.
  • Tentar a todo momento vender algum produto de forma exagerada.

Faça:
  • Crie um fan page para seu blog.
  • Publique conteúdo relevante para seu público. (Não apenas links para vender)
  • Relacione-se com seu público.

E o que você acha que um iniciante em um programa de afiliados precisa saber? Deixe sua opinião nos comentários! Até a próxima!






COMPARTILHAR

O autor

Olá. Eu sou Lucas Martins. Eu escrevo e administro o blog O Empreendedor Digital. Estou sempre em busca de novidades no meio de empreendimentos digitais. Gosto de compartilhar com outras pessoas todo o conhecimento que adquiri em minhas pesquisas e estudos.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário